CÓDIGO DE ÉTICA

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA

INTRODUÇÃO
Este Código de ética tem por objetivo estabelecer os princípios e normas de conduta que devem
orientar as relações internas e externas de todos os integrantes da ROTA LUX TRANSPORTES E
LOGÍSTICA LTDA, independentemente das suas atribuições e responsabilidades.
O Código de ética reúne o conjunto de princípios que norteiam o comportamento de toda equipe da
ROTA LUX. Serve como referência de uso diário nos relacionamentos com colaboradores,
comunidade, sócios, fornecedores e prestadores de serviços. O Código tem aplicação obrigatória
para os colaboradores da ROTA LUX e deve servir de referência para os parceiros da empresa.
A criação deste Código de ética não tem intuito de restringir o desenvolvimento dos negócios, mas
sim acrescentar valores, apoiar o crescimento e a constante busca pela excelência.
MISSÃO
Superar os desafios do mercado, por meio de uma ampla sinergia entre clientes, colaboradores e
gestores, com respeito aos mais profundos valores éticos e morais. Realizando uma gestão eficiente
no transporte de cargas, suprindo as necessidades e superando as expectativas, visando a
qualidade, eficiência e sustentabilidade com um custo justo, ético e transparente.
VISÃO
Ser reconhecida como uma empresa de excelência na prestação de serviços de transporte de
cargas no mercado onde atua, buscando sempre a inovação para aplicar soluções ágeis e
inteligentes.
VALORES
✓ Fé em Deus
✓ Valorização e respeito às pessoas
✓ Honestidade nas ações
✓ Ética e transparência nos relacionamentos com nossos clientes, fornecedores e
colaboradores
✓ Excelência na prestação de serviços logísticos
✓ Responsabilidade Social
✓ Respeito ao Meio Ambiente

CONDUTA PROFISSIONAL DA EMPRESA

A ROTA LUX se compromete de reger sua conduta com seus funcionários de modo a:
• Valorizar o relacionamento e a comunicação com seus colaboradores, de forma direta e
transparente com base na confiança e dedicação da sua equipe;
• Priorizar o direito ao sigilo de cada colaborador, impedindo a divulgação de informações
pessoais que possam constrangê-los ou expô-los;
• Acreditar que seu maior patrimônio são os colaboradores, agindo com respeito e
comprometimento em todas as etapas, desde a admissão até o desligamento.
• Oferecer equipamentos, instalações e ferramentas necessários para assegurar um ambiente
de trabalho adequado e que combine com suas atividades;
• Respeitar os direitos humanos básicos de seus colaboradores;
• Não fazer uso de trabalho escravo e infantil, salvo na condição de aprendiz permitido em
legislação;
• Prover o entendimento, garantir a implantação e melhoria do código de ética da ROTA LUX
para todos os envolvidos.
• A ROTA LUX repudia qualquer discriminação seja de raça, cor, credo, orientação sexual ou
estatuto matrimonial ou maternidade contra os seus colaboradores, tratando todos com
igualdade e respeito.

CONDUTA PROFISSIONAL DOS COLABORADORES

Os colaboradores da ROTA LUX se comprometem de reger sua conduta baseados nos princípios
deste Código de Ética, bem como estão cientes que ele faz parte do seu contrato de trabalho, sendo
assim, os colaboradores deverão:
• Zelar e Cuidar, em suas atividades diárias, pelo patrimônio da empresa;
• Representar a empresa preservando nossa imagem positiva em todas as atividades;
• A atenção, respeito e honestidade para com autoridades, clientes, fornecedores, prestadores
de serviços, parceiros, comunidade e demais indivíduos que mantenham relações de trabalho
com a Empresa;
• O profissionalismo, foco nos objetivos da Empresa, atenção no cumprimento de prazos e
resultados;
• Não fazer uso de bebidas alcoólicas, drogas ilícitas ou estar sob o efeito destas durante a
jornada de trabalho ou a serviço da empresa;
• Em caso de tratamento direto ou indireto com fornecedores ou clientes, adotar como prática a
execução do bom atendimento, respeitando o estabelecido no contrato entre as partes;
• Manter sigilo sobre os negócios da empresa, clientes e fornecedores não utilizando, em
nenhuma hipótese, destas informações para obter qualquer tipo de vantagem;
• Estar sempre dentro das determinações legais e os padrões morais quando fizer uso dos
sistemas de Tecnologia da Informação, segundo os procedimentos internos da empresa;
• Não aceitar qualquer tipo de presente, com exceção de brindes de pequeno valor, respeitando
sempre os costumes locais;
• Não beneficiar a si ou a terceiros, com ou sem prejuízo à Empresa, em decorrência das
oportunidades comerciais que tiver conhecimento em razão de suas atribuições;
• Não admitir a prática de abuso de poder, assédio moral, sexual ou econômico, ou situações
que signifiquem intimidações ou ameaças no relacionamento entre os colaboradores,
independentemente de sua hierarquia;
• Cumprir, divulgar e contribuir com a melhoria deste Código de Ética;

RELAÇÃO COM CLIENTES

A satisfação dos nossos clientes é um dos principais objetivos da ROTA LUX e é por eles que
trabalhamos, sempre visando oferecer nossos serviços de transporte com segurança e qualidade.
O relacionamento com o cliente deve ser sempre o melhor possível, baseando-se nas seguintes
premissas:
• Atender nossos clientes com educação, cortesia e respeito, em todas as ocasiões. Também
é fundamental realizar atendimentos ágeis, com prontidão e eficiência;
• Ser transparente com o cliente, sem ocultar informação ou aproveitar uma situação para
forçar a venda dos nossos serviços ou obter qualquer vantagem;
• Pensar como o cliente e se colocar no lugar dele, além de fazer parte dos nossos valores,
são formas bastante eficazes para identificar as suas necessidades. Todos devem trabalhar
na busca da satisfação do cliente, observando as regras estabelecidas pela Empresa e por
este Código;
• O relacionamento com o cliente deve atender às leis e regulamentações pertinentes;
• Nos momentos críticos ou de conflito, deve-se buscar uma solução rápida, clara e precisa,
sempre tendo como premissa o respeito e a educação com o cliente;
• Evitar que interesses ou opiniões pessoais não compatíveis com as regras e cultura da
Empresa se conflitem com nossos clientes.

RELAÇÃO COM OS FORNECEDORES

Os fornecedores constituem uma parte valorosa da ROTA LUX, porque eles proveem os produtos e
serviços que precisamos para a realização de nossas atividades. Essa definição se estende a
prestadores de serviços e parceiros.
O contato e relacionamento com os fornecedores também devem ser regidos por princípios éticos,
legislações e normas vigentes. É fundamental:
• Contratar fornecedores que atendam aos requisitos técnicos, comerciais e às regras deste
documento, agindo com honestidade e imparcialidade no momento da escolha do fornecedor;
• Contratar fornecedores que não utilizem mão de obra infantil e/ou escrava ou de natureza
similar e que obedeçam às legislações trabalhista, previdenciária e tributária, bem como às
normas de saúde e segurança do trabalho;
• Manter um tratamento ético, honesto e transparente com os fornecedores, prestadores de
serviço e parceiros, buscando a garantia da qualidade dos produtos e serviços tomados;
• Cumprir contratos, valores, condições e prazos de pagamento dos serviços tomados, bem como
dos produtos adquiridos;
• Tratar todos os fornecedores igualmente, sem privilégios ou discriminação de qualquer natureza,
independente do volume de negócios que mantêm com a Empresa;
• Não se deixar influenciar pelo recebimento de brindes e presentes na tomada de decisão sobre
algum fornecedor, parceiro ou prestador de serviço. Os critérios que devem ser levados em
conta, sempre, são:
* Requisitos técnicos, qualidade do produto ou do serviço, e atendimento aos prazos;
* Melhor oferta de custo, compatível com a prática do mercado;
* Idoneidade e reputação do fornecedor.

RELAÇÃO COM A CONCORRÊNCIA

O relacionamento com nossos concorrentes deve ser sadio, respeitoso e leal. O tratamento ético
deve acontecer, resguardando-se de alguns cuidados:
• É EXPRESSAMENTE PROIBIDO repassar informações confidenciais ou exclusivas para
concorrentes.
• Não divulgar assuntos que constituam o diferencial estratégico da Empresa, tais como, políticas
de preços, termos de contratos, custos, tecnologias, desenvolvimento de novos serviços e
pesquisas de mercado.
• Agir de forma digna e respeitosa, sendo proibido o comportamento predatório (destruidor),
desonesto e desleal;
• Cumprir as leis de defesa da concorrência;
• Tratar as informações dos concorrentes com discrição e respeito, e NUNCA emitir comentários ofensivos, que afetem a imagem ou que contribuam para a
propagação de boatos sobre nossos concorrentes.

RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

A ROTA LUX assegura o comprometimento com a sociedade, no qual se compromete a:
• Conduzir suas atividades de modo a não proferir qualquer prejuízo para a comunidade;
• Participar de ações sociais, de acordo com a demanda;
• Manter a política de portas abertas em vigor e acessível a todas as camadas da comunidade;
• Contribuir e respeitar as fiscalizações da esfera pública;

RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE

O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas que afetam os ecossistemas e a vida
dos seres humanos na Terra. O comportamento e as atividades realizadas pelas empresas, de modo
geral, causam impacto no meio ambiente, principalmente no que tange a poluição ambiental, e isso
significa prejudicar as pessoas e a natureza, no presente e no futuro. No setor de transporte, para
que possamos diminuir os impactos, devemos ter como compromisso:
• Cumprir com rigor as legislações ambientais vigentes;
• Contribuir para o desenvolvimento social, econômico e ambiental das comunidades próximas
de onde as Empresas operam;
• Aprimorar constantemente os nossos processos, fazendo uso da inovação e da tecnologia,
para reduzir a emissão de poluentes dos nossos veículos;
• Utilizar de forma sustentável os recursos naturais, renováveis ou não.
• Contribuir com a mobilidade urbana trabalhando para minimizar os impactos do trânsito no
ambiente urbano.
• Promover a coleta seletiva em todo a empresa, possibilitando a correta destinação de
produtos para reuso e reciclagem;
• Fazer o descarte correto de resíduos químicos, orgânicos, bem como dos materiais utilizados
em todas as áreas da Empresa, como papel, materiais de escritório, resíduos eletrônicos
(computadores, teclados, chips, fios) e descartáveis;
• Estimular a consciência de preservação ambiental dos colaboradores, por meio da redução do
consumo, reutilização dos recursos e materiais e reciclagem,
• É dever dos colaboradores utilizar os equipamentos e recursos da Empresa de forma
consciente, econômica e responsável, visando a sua contribuição com a sustentabilidade.